Boletins

Confira a programação de atividades para o Outubro Rosa em Piracicaba

O Outubro Rosa é uma campanha nacional de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. Em Piracicaba (SP), haverá uma programação voltada para o tema com realização de exames e rodas de conversa.

Durante o mês, todos os postos de saúde da Rede de Atenção Básica vão desenvolver atividades sobre o tema, como palestras, rodas de conversa ou discussões em grupos de promoção em saúde. A rede inclui Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência e Atenção Básica (Crabs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Nessas unidades serão feitas também consultas em saúde da mulher, coletas de papanicolau, solicitação de exames de mamografia e orientações sobre o auto-exame de mama. No dia 31 de outubro e 1 de novembro, uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos vai estacionar na Estação da Paulista para exames preventivos.

O serviço inclui rastreamento de mama, papanicolau, câncer bucal e de próstata. No dia 22, uma caminhada no Parque da Rua do Porto também conscientiza sobre o tema. A concentração é às 8h próximo ao Sino da Paz. O evento também terá serviços de aferição de pressão e teste glicêmico. A participação é gratuita.

 
Postos de saúde da Rede de Atenção Básica vão desenvolver atividades sobre o tema (Foto: Adonias Silva/G1)Postos de saúde da Rede de Atenção Básica vão desenvolver atividades sobre o tema (Foto: Adonias Silva/G1)

Postos de saúde da Rede de Atenção Básica vão desenvolver atividades sobre o tema (Foto: Adonias Silva/G1)