QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM A MALHA FISCAL
Preparar a declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, pode ser uma tarefa muito fácil pra uns e algo muito complicado pra outros clientes.
O que mais recomendamos no escritório é que o cliente tenha o hábito de guardar em uma pasta (física ou virtual) todos os documentos que fazem parte da sua declaração, toda a movimentação no seu patrimônio (dar exemplos)…., para assim junto com um profissional possa fazer a declaração com tranquilidade.
Não deixar pra última hora já é um bom começo, pois se faltar algum documento dá tempo de correr atrás.
Normalmente a causa maior de malha fiscal é a OMISSÃO NO RENDIMENTO TRIBUTÁVEL, na maioria dos casos não é por má fé do cliente e sim por não lembrar que houve aquele ganho (ex.: Um resgate de um VGBL, um trabalho esporádico, um rendimento de um dependente) e aí como a fonte pagadora entregou a DIRF em Fevereiro, a Receita Federal já sabe que aquele CPF teve um rendimento, só está aguardado a declaração para assim apurar o imposto, por isso a declaração recebe o nome de Declaração de Ajuste Anual do IRPF. Outra grande causa de malha fiscal é a inconsistência nas despesas médicas.
No último ano uma malha fiscal nova foi muito frequente entre os nossos clientes, que são os débitos no E-Social relativos ao doméstico registrado em nome da pessoal física.
Dulia Costoya – Contadora OCC